terça-feira, 2 de novembro de 2010

TOADA DE BOI-BUMBÁ

TOADA DE BOI-BUMBÁ: A CULTURA CABOCLA INTERPRETADA E
RESSIGNIFICADA POR ALUNOS DE UMA ESCOLA URBANA
RESUMO

A música amazônica comunica conhecimentos socioculturais, os valores éticos e crenças das minorias étnicas como um subsídio para a elaboração de práticas ambientais desenvolvidas na escola. Este trabalho registra a percepção de alunos do ensino fundamental de uma escola pública urbana de Porto Velho e suas representações do entendimento da relação homem/ambiente; Tem como objetivo principal analisar as concepções dos alunos a respeito de práticas ambientais na perspectiva intercultural da educação ambiental no espaço escolar urbano, possibilitando o diálogo entre o discurso ambiental presente na letra da música e a interpretação dos alunos. A base desta discussão são os dados colhidos para a elaboração de um trabalho de conclusão de curso de graduação em jornalismo, na perspectiva da educomunicação. A abordagem metodologica caracteriza-se co0mo pesquisa qualitativa com a perspectiva de observação não-participante. Os sujeitos da pesquisa envolvem professores, alunos da escola Marcelo Cândia , localizada na Zona Leste de Porto Velho, Rondônia. Fez-se a interpretação e compreensão dos significados simbólicos. Os dados estão sendo coletados por meio da observação participante e entrevista semi-estruturada a fim de mapear o processo educativo numa perspectiva socioambiental. Observamos que a relação educação e ambiente precisam considerar as necessidades e os saberes tradicionais no processo de ensino e aprendizagem da educação ambiental a partir do diálogo entre o saber local e o global. Portanto, como relevância da pesquisa ressalta-se a concepção da relação educação e ambiente a partir de valores éticos e crenças das minorias étnicas para o desenvolvimento de práticas ambientais, políticas e pedagógicas.

Palavras-chave: discurso ambiental, música amazônica; diálogo;


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