terça-feira, 3 de abril de 2012

Carla Visi participou da Oficina de produção de videoclipe no VII Fórum REBEA

Carla Visi , falou também sobre direito autoral no uso de música
O uso de música em atividades de educação ambiental foi um dos assuntos abordados na Oficina de Produção de Videoclipes Ambientais, que facilitamos no VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, no dia 29 de março, em Salvador-BA.

A oficina teve a participação de 19 educadores ambientais de todo o pais e como co-facilitadora convidada, a cantora baiana Carla Visi. A artista é uma militante das causas ambientais e apoia as iniciativas que envolvem o uso da música na educação ambiental.


Essa prática educomunicativa que venho difundindo em eventos, em geral, reúne alunos, professores, educadores ambientais, para por meio de um processo interativo e diálogico, promover o debate e a formulação de discursos ambientais, tendo como suporte a interpretação simbólica das letras das músicas, em especial as de artistas da Amazônia, ou de qualquer parte do pais, desde que aborde questões ambientais.

Em sua apresentação, Carla Visi relatou experiências na área. No carnaval do ano 2000, como vocalista do Bloco Cheiro de Amor lançou o hit Cata-Lata , que motivou os foliões do carnaval baiano, a catarem as latas de bebidas deixadas na avenida. Outro relato foi sobre a música “Matança” do compositor Jatobá, que compõe o repertório do seu show Canto para Natureza, que foi utilizada no estudo em grupo sobre a biodiversidade florestal, que coordenei em 2008, no assentamento Nilson Campos, em Jacy Paraná, distrito de Porto Velho-RO.

As facilitadoras da Oficina, com parte do grupo de oficineiros,
 no VII Fórum REBEA

Na Oficina realizada no VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, no periodo de 28 a 31 de março, a temática proposta foi a discussão e reflexão sobre aspectos economicos, socioculturais e ambientais da produção de castanha-do-brasil em comunidades extrativistas da Amazônia, a partir da música Canto dos Castanhais, de autoria de Val Milhomem e Joaosinho Gomes, interpretada por Juliele, artistas do Amapá e Pará.
   Esta atividade está relacionada as ações de capacitação em educomunicação socioambiental do Projeto Kamukaia, executado por meio de uma rede de pesquisa na Amazônia, coordenada pela Embrapa, que visa gerar resultados úteis para a implantação de planos de manejo sustentável de produtos florestais não madeireiros (PFNM) a definição de políticas públicas e estimular a valorização dos produtos pela sociedade.

Nenhum comentário: