sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Análise Semiótica Através das Letras


Análise Semiótica Através das Letras - Luiz Tatit. 2a ed. São Paulo: Ateliê, 2002

Em minhas viagens ( navegação pela internet) tenho aportado em lugares que nem imaginava existir , como a rede social para leitores Skoob .

Este livro, eu adquiri nas lojas Americanas , é o que mais se apróxima das análises que pretendo desenvolver na minha monografia sobre música amazônica .

O livro tem como objetivo central demonstrar o funcionamento da teoria semiótica na análise de casos concretos. Os conceitos vão emergindo, pouco a pouco, da descrição de 15 letras de canções, todas muito familiares aos leitores - como Saudosa Maloca, Conceição, O Cio da Terra, Asa Branca, Gota d'Água, Travessia e Alegria Alegria, entre outras -, o que contribui para atenuar o tom abstrato característico de qualquer teoria.


Além dos recursos narrativos e discursivos, bem consolidados pelos semioticistas nas décadas de 1970 e 1980, este trabalho propõe também algumas soluções fundadas nas conquistas da chamada "semiótica tensiva", que vem se firmando a partir dos anos noventa.
Luiz Tatit é professor do Associado do Departamento de Lingüística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e autor dos livros A Canção: Eficácia e Encanto (Atual,1986), Semiótica da canção: Melodia e Letra O Cancionista: Composição de Canções no Brasil (Edusp, 1996) e Musicando a Semiótica: Ensaios Felicidade, em 1998, e O Meio, em 2000, ambos pelo selo Dabliú. (Escuta, 1994), (AnnaBlume, 1997). Tatit é também músico e compositor - autor de 46 das canções gravadas pelo grupo RUM.

Nenhum comentário: