terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Cidadania e Percepção Ambiental


Fui convidada a ministrar uma aula no Programa de Ressocialização de infratores ambientais, uma iniciativa do Ibama e Ministério Público de Rondônia.

A idéia é que ao invés do infrator ser condenado a pagar com cesta básica ele, pague sua pena com prestação de serviços à comunidade e participe desse programa de ressocialização, que consiste numa série de palestras, ministradas em uma semana.

Na segunda-feira fui lá falar sobre Percepção Ambiental, uma reflexão coletiva sobre os problemas ambientais, sobretudo os relacionados à conservação dos recursos florestais.

Como de hábito , utilizo músicas de artistas da região amazônica, para auxiliar nas reflexões.
Desta vez , iniciei com a apresentação do videoclipe Pela Cauda de um Cometa , música de Nivito e Fernando Canto, interpretada pela Juliele.

Em seguida apliquei uma dinâmica , da viagem imaginária para o futuro, em que todos recebiam uma etiqueta de bagagem. Finalizamos ouvindo e discutindo a sobre a msg da música Peróla Azulada de Joãozinho Gomes e Zé Miguel.

Pena que o tempo foi pouco, não pude aplicar a atividade por completo, mas de qualquer forma acho que consegui deixar um recado. Vamos ver o que dirão na avaliação.

Um comentário:

Unknown disse...

Sou Rondoniana da Amazônia, amapaense de Coração, estou passando uma chuva aqui em Rondônia desde dezembro. Aqui, sou Assessora de Comunicação do prefeito de Candeias do Jamari e o meu marido Joel Elias é Assessor de Comunicação da prefeitura de Porto Velho, por Sugestão do Fernando e Sonia Canto, nossos compadres somos agora seus seguidores - conheça um pouco + das nossas vidas acessando os blogs que eu, administro noticiadoamapa.blogspot.com e candeiasdojamari.blogspot.com
Estou na área! BJS Shyley Saissem