domingo, 26 de abril de 2009

CIÊNCIA CANTADA:

As abordagens sobre o uso de música na educação são bastantes variadas. O Resumo que apresentamos abaixo é uma linha de pesquisa que se aproxima um pouco da abordagem que pretendemos fazer a respeito do uso de músicas amazônicas na educação ambiental e popularização da ciência.

UM MEIO DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E UM RECURSO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO EDUCACIONAL
Adriane Dall´Acqua De Oliveira et al
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa, PR
RESUMO:
A música como recurso didático pedagógico é uma linguagem alternativa moderna e lúdica para o ensino de ciências e biologia entre tantas outras. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de utilização de duas músicas populares como recurso didático para particular diferentes saberes com temas ambientais. A análise das letras das músicas “A Serra”, da Plebe Rude, e “Passaredo”, de Chico Buarque e Francis Hime, permitiu ao aluno uma reflexão sobre questões de desequilíbrio ambiental, aspectos sobre nomenclatura regional e terminologia científica, aspectos históricos, sociais e de legislação ambiental, causas e conseqüências. Este exercício, bem orientado, ultrapassa a simples tarefa de analisar o conteúdo da palavra, permite que o estudante estabeleça correlações, ampliando seus conhecimentos gerais e culturais, fortalecendo seu espírito crítico.

PALAVRAS-CHAVE: Música e ciência, material didático, popularização da ciência
O Trabalho completo pode ser lido AQUI!

Nenhum comentário: