sábado, 25 de abril de 2009

Educomunicação

Uso da música 'MATANÇA" (Jatobá) em Oficina com assentados
Meu retorno para a linha da comunicação veio de novas experiências de trabalho com o uso de música em atividades de sensibilização para a gestão ambiental, dentro de uma proposta maior de formatação de uma metodologia de fortalecimento da organização comunitária por meio de Grupos Comunitários de Estudo (GCE). As observações sobre as interrelações entre educação e comunicação através de linguagem audiovisual no trabalho com GCEs em comunidades ribeirinhas e assentamentos em Rondônia, procuramos exercitar a teoria dialógica de Paulo Freire, baseada em “colaboração, união, organização e síntese cultural" pela criação e,ou adaptação de dinâmicas motivadoras da participação dos membros do grupo, incluindo o uso de música, como base para a discussão e reflexão sobre questões ambientais.

Estas iniciativas se inserem no campo da Educomunicação, cujo conceito, inicialmente tratado como educação para os meios, já avançou para outras concepções. Tomando a idéia proveniente da busca de uma relação equilibrada entre o homem e a natureza, Ismar Soares entende ser necessária a criação de "ecossistemas comunicativos" nos espaços educativos, que cuidem da saúde e do bom fluxo das relações entre as pessoas e os grupos humanos, bem como do acesso de todos ao uso adequado das tecnologias da informação, e neste caso, recomenda “ ... implementar as práticas da Educomunicação a partir da introdução da linguagem audiovisual na educação”.




É nesse contexto que se insere nossa proposta de experimentar fórmulas audiovisuais alternativas que buscam superar as práticas costumeiras de uso de imagens e sons educativos, criando dinâmicas adaptadas à realidade local, utilizando música como auxiliar em atividades de sensibilização para as questões ambientais

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