sexta-feira, 24 de abril de 2009

O Problema do Problema de Pesquisa


Frequentemente, a formulação de um problema é mais essencial que sua solução (Einstein e Infeld, apud Selltiz et. Al, 1965).

Mesmo trabalhando há mais de 10 anos com pesquisa , o momento da delimitar e formular um problema de pesquisa, ainda me é difícil.
No
. curso de especialização em Jornalismo Cientifico (UniVap Virtual) . um dos textos da disciplina de Metodologia de Pesquisa trouxe a citação acima que ilustra a importância que a formulação de um problema tem em uma pesquisa.

Quando fiz a disciplina no Mestrado, a turma (10 alunos) se reunia para ouvir a apresentação da proposta do colega e discuti-la. Era até engraçado, quando um chegava certo de que já tinha conseguido formular o seu problema de pesquisa, e era “aniquilado” pela saraivada de perguntas cujas respostas demonstravam que o aluno ainda não tinha chegado na formulação do problema.

Eu mesma cheguei na UFV com um projeto pra trabalhar na linha da comunicação e acabei migrando para a sociologia rural com uma Tese sobre a reprodução social dos agricultores familiares migrantes. Mesmo assim não deixei de lado a coleta de dados sobre aspectos comunicacionais da população estudada.

As fontes para a identificação problemas de pesquisa são múltiplas. O problema pode surgir de experiências pessoais dos pesquisadores no trabalho ou em contexto de debates políticos e na literatura. O que me levou a mudar o rumo da minha pesquisa foram as observações que tinha tido oportunidade de fazer em trabalhos de planejamento participativo com agricultores familiares do Acre e Rondônia.

Nenhum comentário: